. . . . . . . . . . . . .



"Toda instituição passa por três estágios - utilidade, privilégio e abuso." François Chateaubriand



sexta-feira, agosto 10, 2007

mundo bizarro...





    A obra "The Scream" de Edvard Munch é perfeita para o atual estado das coisas.



Marcadores:

terça-feira, agosto 07, 2007

Abelha, abelhinha...


Copy&Paste do gabeira.com:


Morte das abelhas chega ao Brasil

  • autor: José Emílio Rondeau

O repentino, misterioso e ainda inexplicado desaparecimento de abelhas em criações no mundo inteiro - chamado de Desordem do Colapso das Colônias, ou CCD, na sigla em inglês - pode estar chegando ao Brasil.
De acordo com a Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa, já existem relatos de que na Argentina as abelhas estão desaparecendo a ponto de tornar a atividade apícola não rentável para muitos produtores. E no Sul do Brasil o fenômeno também já estaria começando a se manifestar.

Os números registrados no mundo inteiro são impressionantes, conforme relatou o semanário Veja recentemente.

Apicultores em 24 estados norte-americanos estão relatando o
desaparecimento recorde de abelhas. Sem motivo aparente algum, colônias de abelhas estão abandonando suas caixas e desaparecendo por todo o país, com alguns estados declarando quedas de 70% , ou de até 90% nas populações do inseto.

Casos semelhantes foram reportados no Canadá, na França, na Inglaterra, na Suíça e na Espanha.

A população das colméias nos apiários sofre, com frequência, a ação de pragas como o ácaro Varoa, que dizimou abelhas nos EUA, na Europa e no Brasil em 1987, mas o fenômeno da CCD supera todas as demais por sua proporção - e difere por não haver, até o momento, uma explicação para ele.
Pesquisadores presumem que as abelhas estejam morrendo nos campos, mas o fato de que as abelhas mortas não são encontradas - nem nas colméias e nem em qualquer lugar próximo delas - dificulta a busca pelas causas do problema.

Os apicultores já estão se referindo a ele como uma potencial "Aids do setor de apicultura". Várias universidades e agências do governo americano formaram um "Grupo de Trabalho para CCD" para procurar as causas da calamidade, mas até o momento continuam de mãos vazias.

A Associação de Consumidores Orgânicos dos Estados Unidos também está investigando se as razões para o desaparecimento das abelhas estão relacionadas com o pólen transgênico ou com a ação de agrotóxicos usados nas lavouras.

O colapso dos apiários causaria uma crise na produção de mel, na agricultura e na proliferação de plantas e flores na natureza - o que configuraria um desastre ambiental.

Segundo divulgado no site da revista semanal alemã Der Spiegel, o problema também já está alarmando apicultores daquele país. Manfred Hederer, o presidente da Associação Alemã de Apicultores, informou uma queda de 25% nas populações de abelhas por toda a Alemanha. Em casos isolados, disse Hederer, declínios de até 80% foram informados.

A situação da apicultura brasileira, no entanto, difere muito do quadro mundial. Nos grandes países criadores de abelha, principalmente nos EUA, predomina uma única espécie de abelha, a Apis mellifera, originária da Europa. Por outro lado, no Brasil existem cerca de duas mil espécies de abelhas selvagens na natureza.

Leia mais aqui:

organicconsumers.org
iht.com/articles/2007/02/27/business/bees
news.bbc.co.uk
spiegel.de/international/spiegel
environment.newscientist.com




Fonte: gabeira.com

Marcadores:

Brazil/rio/, speaks portuguese