. . . . . . . . . . . . .



"Toda instituição passa por três estágios - utilidade, privilégio e abuso." François Chateaubriand



segunda-feira, agosto 09, 2004

Manuel de Barros






"Ali me anonimei de árvore.

Me arrastei por beiradas de muros cariados desde Puerto Suarez, Chiquitos, Oruros e Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Depois em Barranco, Tango Maria (onde conheci o poeta Cesar Vallejo), Orellana e Mocomonco - no Peru.

Achava que a partir de ser inseto o homem poderia entender melhor a metafísica.

Eu precisava de ficar pregado nas coisas vegetalmente e achar o que não procurava.

Naqueles relentos de pedra e lagartos, gostava de conversar com idiotas de estrada e maluquinhos de mosca.

Caminhei sobre grotas e lajes de urubus.

Vi outonos mantidos por cigarras.

Vi lamas fascinando borboletas.

E aquelas permanências nos relentos faziam-me alcançar os deslimites do Ser.

Meu verbo adquiriu espessura de gosma.

Fui adotado em lodo .

Já se viam vestígios de mim nos lagartos.

Todas as minhas palavras já estavam consagradas de pedras.

Dobravam-se lírios para os meus tropos.

Penso que essa viagem me socorreu a pássaros.

Não era mais a denúncia das palavras que me importava mas a parte selvagem delas, os seus refolhos, as suas entraduras."


Fonte: nave da palavra

Brazil/rio/, speaks portuguese