. . . . . . . . . . . . .



"Toda instituição passa por três estágios - utilidade, privilégio e abuso." François Chateaubriand



quarta-feira, julho 06, 2005

Hospedagem de filminhos


Transcrevo aqui o post da Cora e as ótimas e utilíssimas dicas que o Eduardo Stuart deu na janelinha de comentário lá do internETC:

Post da Cora:

Pergunta

Pessoas, alguém conhece um bom site grátis, ou pelo menos bem baratinho, de hospedagem e download de filminhos?

Explico: volta e meia recebo ótimas coisas pela internet que gostaria de mostrar para vocês, mas que vêm como anexos. Até aqui não achei nenhum site que seja simples de usar, tanto por mim quanto por quem vai fazer o download: uns exigem cadastros complicados, outros são demoradíssimos, outros ainda abrem mil pop-ups perigosos.

Agradeço antecipadamente qualquer sugestão!


Comentário do Eduardo:

Oi, Corinha!

A quantidade de serviços de hospedagem expressa aumentou muito nos últimos meses. E como ela é expressa, não é necessário fazer nenhum tipo de cadastro. Olha só alguns dos mais populares:

RapidShare: fornece 50Mbytes de espaço e tráfego (aparentemente) ilimitado. O envio dos arquivos é feito via o navegador e o arquivo pode ficar hospedado por meses a fio, se não deixar de ser acessado por mais de 30 dias. O único problema é que nem todo mundo que pretende transferir os arquivos sabe que o endereço aponta para uma página do RapidShare e não para o arquivo em si, causando uma certa confusão para quem trabalha com gerenciadores de downloads. Ele também limita o volume de arquivos transferidos por cada usuário, de modo que às vezes é necessário esperar mais ou menos uma hora para poder transferir mais arquivos. Mas é um bom serviço e tem se mostrado bastante sólido. Para usá-lo gratuitamente, é só colar o endereço do arquivo, aguardar a página ser exibida e clicar no botão "Free". Em segundos os arquivos estarão prontos para serem transferidos.

Mega Upload: O principal concorrente do RapidShare. A interface e os modos de operação são quase idênticos, mas ele permite o envio de arquivos com até 500Mbytes (meio giga!).

Ainda tem outros serviços similares, aguarde só um pouquinho para que possa reuní-los em um só texto.



Continuando... =)

Para hospedar apenas vídeos, imagens e clips em Flash, o PutFile é uma ótima opção. Mas os limites relacionados ao tamanhos dos arquivos podem impedir que alguns arquivos sejam compartilhados: 10Mbytes para vídeos e 2Mbytes para imagens. Os endereços resultantes das imagens podem ser referenciadas diretamente (como no corpo de uma página da internet, por exemplo), mas os vídeos somente poderão ser transferidos/exibidos através de uma página do serviço. Uma troca justa, já que são os anúncios exibidos nessa página que patrocinam o serviço. Os arquivos podem permanecer nos servidores até 6 meses após o último acesso.

Mas se o desejo mesmo é compartilhar vídeos/músicas/imagens sem se preocupar com tamanho, não há nada melhor do que o OurMedia. Mantido pelos mesmos criadores dos Internet WayBack Machine e estando ainda em fase de testes, ele já permite que os usuários enviem seus arquivos, que pode ser feito via navegador ou através de um freeware oferecido por eles (ideal para transferir arquivos maiores que 10Mbytes). O cadastro, neste caso, é necessário, mas o serviço é totalmente gratuito e o usuário ainda ganha um blog para publicar textos e disponibilizar seus arquivos de modo organizado.

Enviar arquivos para um determinado amigo também pode ser uma boa idéia. Mas anexá-los aos e-mails não é uma boa idéia, por vários motivos. Nesse caso, o melhor é usar um servidor como intermediário, que armazenará o arquivo por um breve período de tempo até que o destinatário tenha chance de transferí-lo (se assim desejar). Um dos serviços mais famosos é o YouSendIt, que permite a hospedagem de arquivos com até 1Gbyte. O tempo de permanência dos arquivos é de apenas 7 dias ou 15 transferências, o que acontecer primeiro. Mas quebra um galho, principalmente quando você não deseja compartilhar um arquivo e sim passá-lo para um amigo. Outro serviço que segue o mesmo molde é o Simple Share.

E não pára por aí. Existem outras dezenas de boas alternativas. Mas essas são as mais populares e até então não tive nenhum tipo de problema com eles.

Um grande beijão!


Para enviar arquivos eu costumo usar o Dropload. O YouSendIt parece que tem alguma incompatibilidade com o mac.

Brazil/rio/, speaks portuguese