. . . . . . . . . . . . .



"Toda instituição passa por três estágios - utilidade, privilégio e abuso." François Chateaubriand



segunda-feira, novembro 08, 2004

Diga NÃO ao Ato Médico












Carta na íntegra recebida pela editoria do Reforme/Kitnet:


Prezado(a) Parlamentar,
Em nosso nome e em nome de 5.000 profissionais de saúde que atuam na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, em 6 unidades da Federação, realizando mais de um milhão e trezentos mil atendimentos de brasileiros,totalizando acima de dezesseis milhões e quinhentos mil procedimentos por ano,protestamos veementemente contra o Projeto de Lei que visa definir o alcance do ato médico, ora em tramitação no Senado Federal.

A Rede Sarah, como outras instituições de renome internacional, se projetou implantando desde os seus primórdios uma atuação multidisciplinar, na qual vários profissionais de várias áreas do conhecimento se dedicam à reabilitação de pessoas que ficaram incapacitadas. Interdisciplinariedade implica em co-responsabilidade e não em uma visão vertical da ação da saúde. A aprovação do Projeto de Lei do Ato Médico, como proposto, coloca o Brasil na Idade Média, na contramão de tudo o que está sendo feito no mundo.

Além do mais queremos declarar enfaticamente: é imprescindível a rejeição pura e simples de tal Projeto e não sua 'amenização', como tem sido feito em relatorias. Este projeto significa na prática a extinção da possibilidade de qualquer progresso não só na reabilitação, mas em qualquer área da saúde.Na justificativa apresentada para tramitação da lei está dito: 'A medicina é uma profissão conhecida desde a antiguidade'. Pergunta-se: É a essa antiguidade que se quer voltar? SE for assim, para vergonha de nosso País só nos restará a ditadura do corporativismo médico e o obscurantismo que disto resultará.Este assunto é de tal relevância para as ações de saúde no Brasil que tomamos a iniciativa de enviar cópia desta carta a todas as pessoas que na Rede Sarah se tratam ou se trataram.

A Rede Sarah tem certeza que a sua sensibilidade e ação evitarão o retrocesso e conta com a sua enérgica rejeição a este projeto de Lei.


Aloysio Campos da Paz Júnior - Cirurgião-Chefe da Rede SARAH

Lúcia Willadino Braga - Diretora-Executiva da Rede SARAH



Diga NÃO ao ATO MÉDICO aqui.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

MInha idéia sobre o ato médico parece ser difente e está descrita aqui: http://www.simplicissimo.com.br/anteriores/111.php#parafernalia

. Um abraço.

1:57 PM  

Postar um comentário

<< Home

Brazil/rio/, speaks portuguese