. . . . . . . . . . . . .



"Toda instituição passa por três estágios - utilidade, privilégio e abuso." François Chateaubriand



terça-feira, novembro 16, 2004

Fora Energia Nuclear





"O Brasil aceitou no último dia 12 de Novembro, a proposta feita pelo Governo Alemão de substituição do Acordo de Cooperação Nuclear por um novo, nas áreas das energias renováveis e da conservação de eletricidade e combustíveis, o que poderá contribuir para o fortalecimento de iniciativas nacionais como o PROINFA (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica) e o PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), bem como abrir portas para o Brasil exportar álcool e biocombustíveis à base de babaçu, dendê e mamona, entre outros.


Esta é uma grande oportunidade para o Brasil promover uma política energética interna sustentável e até exportar equipamentos e tecnologias para geração de energias limpas. Entretanto, o Governo Federal tem dado sinais de estar disposto a hipotecar nosso futuro ambiental e econômico, anunciando que pretende apostar mais alguns bilhões de dólares na temerosa e suja indústria nuclear. A tecnologia nuclear é economicamente inviável e não existe solução para lixo radioativo que produz, representando um grande risco à população e ao meio ambiente.


Assim como 82% dos brasileiros entrevistados em Maio passado pela pesquisa Greenpeace/ISER - Instituto de Estudos da Religião, sou contra a construção de usinas nucleares no Brasil e acredito que o País possa se desenvolver usando fontes de energia mais limpas, baratas e seguras. Espero que não permitam a construção de novas usinas nucleares em nosso território e desativem as já existentes. Dêem um basta definitivo à aventura nuclear brasileira."


Clique aqui para assinar e enviar a mensagem acima para o governo federal :)

Brazil/rio/, speaks portuguese